Conquistas da Ouvidoria: aumento no número de elogios em 167% e alta resolutividade no tratamento de demandas

Data de publicação: 1 de agosto de 2019. Categoria: Notícias
A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Ceará destaca algumas conquistas relevantes do trabalho realizado no primeiro semestre de 2019.

Aumento no número de Elogios

O número de elogios registrados nos meses de abril, maio e junho de 2019 duplicou em comparação com o primeiro trimestre deste ano.

Isso demonstra o reconhecimento da comunidade em relação à melhoria nos resultados da Instituição, além de ser uma consequência da Campanha do Incentivo ao Elogio realizada em abril de 2019, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.

Em comparação com os primeiros seis meses de 2018, o número de elogios registrados no primeiro semestre de 2019 aumentou 167%.

O objetivo da Campanha do Incentivo ao Elogio é de encorajar a utilização da Ouvidoria também como canal de provocações positivas, como reconhecimento e reforço das boas práticas de gestão e prestação de serviços, o que tem demonstrado ser a melhor maneira de incentivar a melhoria dos processos e criar um clima organizacional mais amistoso e agradável.

Eficácia dos meios diretos de acolhimento de demandas

Outro aspecto que ganhou destaque neste primeiro semestre de 2019 foi a eficácia dos meios diretos de acolhimento de demandas (telefone, e-mail e presencial), haja vista que nestes canais o cidadão recebe um atendimento mais humanizado e rápido, em que o objetivo premente é resolver o seu problema.

Observou-se, assim, um aumento expressivo do número de demandas encaminhadas nestes moldes, totalizando 184 (cento e oitenta e quatro) nos meses de janeiro a junho, o que impactou inclusive os dados estatísticos dos sistemas e-OUV e e-SIC, gerando uma redução de 36,8% do número de reclamações, denúncias, solicitações e sugestões, em comparação ao mesmo período de 2018.

De janeiro a junho deste ano foram registradas 351 (trezentos e cinquenta e uma) demandas pelo e-OUV na Ouvidoria e no ano passado foram registradas 557 (quinhentos e cinquenta e sete) demandas pelo mesmo canal.