Estudantes de Publicidade desenvolvem projetos para promover a inovação em comunicação na Ouvidoria da UFC
Data da publicação: 2 de outubro de 2024 Categoria: NotíciasNo último dia 26 de setembro de 2024, alunos do curso de Publicidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentaram quatro projetos em comunicação voltados para a Ouvidoria da instituição. Os trabalhos foram desenvolvidos durante a disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda, ministrada pelo professor Chico Neto, e contaram com a participação dos servidores da Ouvidoria durante todo o processo.
A confecção dos projetos orientados à inovação em comunicação seguiu uma metodologia em quatro etapas: pesquisa, análise, ideação e testes. Ao longo do semestre, os 25 estudantes, divididos em quatro equipes, foram desafiados a criar estratégias viáveis que destacassem a Ouvidoria como um canal de comunicação eficiente entre a instituição e seus públicos.
Os projetos foram apresentados em formato de pitches na sala de cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira e abordaram temas diversos, sempre com foco nas atividades-fim da Ouvidoria, como destacou o professor Chico Neto: “Os projetos abordaram aspectos relacionados às atividades-fim de uma ouvidoria: ser um canal de comunicação e atuar como interlocutora entre a instituição e os públicos. Por isso, desenvolver projetos de comunicação orientados à inovação junto à Ouvidoria Geral da UFC, especialmente pelas especificidades relacionadas às leis de proteção de dados e de acesso à informação, oportunizou um aprendizado especial para a turma”.
Os quatro projetos apresentados foram:
Liga PCD: uma proposta direcionada aos estudantes com deficiência (PCD) da UFC.
Canal da Ouvidoria: um canal de transmissão de informações e interação com o público via WhatsApp.
Arte&Afeto: oficinas itinerantes de fanzine, abordando adoecimentos mentais relacionados à vida acadêmica.
Ouve: um chatbot que responde perguntas frequentes e direciona o público para a plataforma FalaBR.
Ao final das apresentações, a Ouvidora Geral da UFC, professora Verônica Morais Ximenes, destacou a importância da parceria entre a Ouvidoria e o Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Segundo ela, “os trabalhos apresentados demonstraram grande potencial para aprimorar o diálogo entre a comunidade acadêmica e a instituição”.
A expectativa agora é que algumas das propostas sejam implementadas, contribuindo para a modernização e maior acessibilidade dos serviços oferecidos pela Ouvidoria da UFC.
Fonte: Prof. Chico Neto – e-mail: chiconeto@ufc.br