Português

Apresentação

Ouvidoria

As Ouvidorias surgem no Brasil como um mecanismo da democracia participativa. Sendo um espaço plural, aberto à mediação e à resolução de demandas dos cidadãos.

A Ouvidoria Geral da UFC é um órgão de assessoria da Reitoria, um canal de ligação entre o cidadão e a Universidade, a qual visa melhorar e aperfeiçoar os serviços públicos prestados, gerando mais transparência e possibilitando maior participação social na gestão pública.

O Regimento Interno da Ouvidoria da UFC é regulamentado pela Resolução Nº 09/CONSUNI de 09 de março de 2015.

A Ouvidoria da UFC visa defender os direitos e interesses da Comunidade Universitária e do público externo. Estabelecendo elos e desburocratizando os trâmites, a Ouvidoria contribui para a democratização da Universidade e o aperfeiçoamento dos serviços por ela prestados.

O atendimento é feito segundo as normas que regem as ouvidorias no serviço público e que preveem discrição e sigilo quanto à identificação dos usuários. A Ouvidoria recebe sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios relacionados a qualquer serviço da Universidade e os faz chegar aos setores competentes, acompanhando os desdobramentos, oferecendo sugestões e cobrando resultados.

A Ouvidoria trabalha em regime de plena autonomia e tem acesso a todas as instâncias da Universidade. Não se trata de um campo de litígio, mas de harmonização e resolução de conflitos; assim, o Ouvidor adota uma postura mais pedagógica e propositiva do que contestatória. Seus parâmetros são a ética, a transparência e a imparcialidade, utilizando-os na construção permanente da credibilidade e da confiabilidade.

Missão

Atuar com ética, imparcialidade, confiabilidade, contribuindo para a desburocratização, transparência e melhoria contínua dos serviços prestados pela Universidade Federal do Ceará (UFC), criando um espaço de harmonia entre todos da Instituição.

Visão

Consolidar-se como uma Ouvidoria Pública de confiança e qualidade, sendo reconhecida em todos os setores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornando-se referência entre as Ouvidorias das Universidades Federais.

Valores

Transparência, confiabilidade, sigilo, presteza, cortesia, bem-estar, desburocratização, eficiência, respeito às diversidades, visão holística e bom atendimento aos usuários da Ouvidoria da UFC.

Objetivo

Compete a Ouvidoria receber e ouvir servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e pessoas da comunidade externa que desejam apresentar sugestões, reclamações, denúncias, solicitações, elogios relacionados a quaisquer serviços prestados pela Universidade, garantindo-lhes acesso gratuito, informal e direto à Ouvidoria, sugerindo às diversas instâncias acadêmicas e administrativas, medidas voltadas para o aprimoramento dos serviços que prestam à comunidade.