Conselho de Usuários
PARTICIPE ATIVAMENTE DA MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Você, como cidadão, conhece de perto os desafios e as necessidades ao utilizar serviços públicos. Agora, pode contribuir diretamente para que eles sejam mais eficientes, acessíveis e adequados à realidade da população. Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são espaços virtuais de participação social que conectam os usuários aos gestores e às ouvidorias responsáveis por cada serviço.
Por meio dessa iniciativa, qualquer pessoa pode se voluntariar para atuar como conselheira ou conselheiro, sem necessidade de eleição ou processo seletivo. A participação é simples, gratuita e totalmente digital — basta acessar a Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários, realizar login e escolher os serviços públicos que deseja avaliar.
Conselheiros e conselheiras têm acesso a funcionalidades exclusivas, como a participação em enquetes e fóruns de melhorias, contribuindo de forma ativa para transformar o serviço público no Brasil.
COMO FUNCIONA?
O Conselho de Usuários de um serviço público é formado por cidadãos voluntários inscritos na Plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Qualquer pessoa interessada pode participar, escolhendo livremente os serviços que deseja avaliar — em um ou mais órgãos públicos.
A atuação dos conselheiros acontece de duas formas principais:
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- Respondendo a consultas feitas pelas ouvidorias e gestores dos serviços, por meio de enquetes eletrônicas;
- Apresentando propostas de melhorias, que podem ser discutidas e apoiadas por outros conselheiros no Fórum de Melhorias da plataforma.
As contribuições feitas pelos conselheiros são fundamentais para subsidiar decisões sobre a formulação, avaliação e aprimoramento dos serviços públicos.
Além disso, a plataforma permite que qualquer pessoa, cidadão ou agente público crie pesquisas relacionadas a serviços públicos, de maneira simples, prática e gratuita.
Veja o Guia do Usuário com todas as informações sobre o Conselho de Usuários do Serviço Público: