#AVozdoCidadão: PRPPG converte reclamação em elogio e melhora serviços

Data de publicação: 14 de setembro de 2018. Categoria: Notícias
A partir de manifestações registradas na Ouvidoria, Pró-Reitoria modifica e aprimora de forma constante seus processos

“As manifestações dos usuários são importantes para avançarmos na busca de prestar um serviço de melhor qualidade”, diz o Prof. Gomes. FOTO: Ribamar Neto.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é um dos setores da Universidade Federal do Ceará (UFC) que vem se utilizando de manifestações registradas na Ouvidoria Geral para se aproximar cada vez mais do cidadão. Ao prestar bom atendimento após uma reclamação* registrada na Ouvidoria, a PRPPG teve retribuição imediata. Satisfeito com o resultado, o mesmo manifestante que reclamou fez um elogio* direcionado à Unidade. Dando continuidade à série #AVozdoCidadão, destacamos o caso do professor Antônio Carlos Rocha Botelho.

O cidadão, que registrou sua reclamação na Ouvidoria em junho de 2017, alegou que a PRPPG estaria requerendo agendamento para dar entrada no processo de reconhecimento de seu doutorado obtido na Argentina, embora, segundo ele, o agendamento não fosse necessário, segundo a Resolução Nº 03/2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Pró-Reitoria, entretanto, esclareceu que se tratava de um mal entendido e que o cidadão não precisaria programar a data com antecedência para dar entrada no processo. “Entramos em contato com ele por telefone e ele compreendeu que os pedidos seriam feitos pela plataforma Carolina Bori“, lembra o assessor de reconhecimento de títulos da PRPPG, Heric Pará.

“Antes, tudo isso era feito de forma presencial. Era preciso trazer uma xerox dos documentos, era bem mais trabalhoso”, explica. “Agora, a qualquer hora do dia e da noite a pessoa interessada pode entrar com o processo pela internet”, acrescenta o assessor.

Nova manifestação

Botelho ficou tão satisfeito com o atendimento prestado por Heric Pará que resolveu utilizar a Ouvidoria para elogiar o trabalho do servidor e a excelência da UFC:

Estimado magnifico Reitor e Pro-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da UFC,

Tendo em vista o excelente trabalho que vem desempenho junto a esta renomade instituição , aproveito o momento para parabenizar-los pela qualidade do atendimento e excelência do serviço prestado pelo secretário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, o senhor Heric Pará. Dei entrada no meu processo de reconhecimento do título de Doutorado oriundo da Universidade Federal da Argentina e fui muito bem instruído pelo Heric Pará. Procurei a UFC pela qualidade da instituição, bem com também pela organização na pagina do site. Ademais comunico que fico emocionado em saber que existe instituição democrática que abre as portas para comunidade oferecendo serviço publico com garantia e qualidade.

Aproveito o momento para dizer que a UFC vem brilhando nos processos de reconhecimento diploma de Pós Graduação. As outras intuições brasileiras necessitam do apoio de vocês. Com a nova Resolução 3\2016 do MEC a maioria das universidade estão perdidas nesta prestação deste serviço.

Um afeto abraço carinhoso a todos os profissionais desta Universidade, em especial ao Heric Pará“.

Aprimoramento constante

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Antônio Gomes, destaca que os serviços e processos da Unidade sempre podem ser aprimorados em decorrência de contribuições do cidadão. “À medida que recebemos feedback de como o público recebe e percebe o serviço, ficamos satisfeitos em poder reorientar nossas práticas buscando, dentro do que é possível fazer dado os nossos recursos materiais e de pessoal disponíveis, atender melhor e se aproximar do que o usuário espera. Em geral, as manifestações dos usuários são importantes para avançarmos na busca de prestar um serviço de melhor qualidade”, resume ele.

Prof. Gomes lembra que, a partir de uma manifestação da Ouvidoria, a PRPPG deu mais transparência ao processo de seleção de bolsas de iniciação científica e tecnológica. “Recebemos uma reclamação de que historicamente a PRPPG não divulgava a pontuação e classificação dos projetos de pesquisa e distribuição de bolsas de iniciação científica. Implementamos no sistema de bolsas a classificação de cada orientador dentro da prioridade que ele está classificado e essa reclamação nos levou a tomada de decisão de divulgar – adotamos essa prática desde 2017 – publicamente a classificação de cada orientador bem como o número de cotas de bolsas que foi concedido no projeto”, recorda o pró-reitor.

O professor reforça que a PRPPG está sempre disposta a prestar esclarecimentos diretamente aos usuários, antes mesmo que a Ouvidoria atue como instância mediadora. “Uma coisa que tenho notado é que muitas manifestações que são protocoladas poderiam ser facilmente resolvidas se a unidade fosse contatada diretamente. Várias reclamações e/ou pedido de esclarecimento que recebemos via Ouvidoria nunca foram recebidas diretamente na Unidade”, salienta.

*As manifestações registradas na Ouvidoria Geral são sigilosas. Este caso só foi divulgado após autorização das partes envolvidas.