Plano de Dados Abertos da UFC recebe contribuições dos cidadãos até 7 de agosto

Data de publicação: 7 de junho de 2018. Categoria: Notícias
Ouvidoria Geral irá acolher sugestões e encaminhá-las ao Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI), responsável por elaborar o plano

O Plano de Dados Abertos (PDA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) irá receber contribuições dos cidadãos durante os próximos dois meses. A Ouvidoria Geral irá acolher as sugestões e encaminhá-las para apreciação do Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI), responsável por elaborar o plano.

O interessado pode enviar sua contribuição por e-mail (ouvidoria@ufc.br) ou pelo Sistema e-OUV até o dia 7 de agosto. Caso opte pelo sistema, o usuário deve registra uma manifestação de sugestão, preenchendo com “UFC – Universidade Federal do Ceará” os campos “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação*” e “Sobre qual órgão você quer falar” . No campo de assunto, o usuário deve preencher “Gestão”. Caso tenha dúvidas, o manifestante pode conferir em nosso site um passo a passo de como registrar sua sugestão no e-OUV.

A recepção de contribuições para o PDA atende à Resolução nº03, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), de 13 de outubro de 2017, que estabelece a existência de “mecanismos de participação social na priorização” (Art.4º,IV).

O que é o Plano de Dados Abertos

O Plano de Dados Abertos (PDA) da UFC é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados da Universidade. O objetivo do PDA é ampliar a participação cidadã e o controle social por meio da ampliação da disponibilidade de dados e consequente produção de informações públicas de maior qualidade. O documento também visa a melhoria da gestão de informação e de dados da instituição para, assim, aprimorar os processos de tomada de decisão.