UFC tem Ouvidoria com menor tempo de resposta entre as mais demandadas do Brasil

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2018. Categoria: Notícias
Fachada da Ouvidoria

Setor da UFC recebeu 882 manifestações em 2017. O tempo médio de resposta às demandas foi de 8,57 dias.

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC) está entre as mais demandadas e mais ágeis do Brasil, considerando as ouvidorias de universidades e institutos federais que recebem e tratam manifestações pelo Sistema e-OUV.

Em 2017, foram registradas 882 manifestações (denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios) no setor. O tempo médio de resposta para as demandas foi de 8,57 dias. Esse foi o menor tempo registrado entre as ouvidorias que receberam mais de 700 manifestações no ano passado.

A segunda ouvidoria mais demandada em 2017 foi a da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com 804 manifestações, a Ouvidoria da instituição registrou um tempo médio de resposta de 10,9 dias. Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu 785 demandas e demorou, em média, 20,30 dias para responder os usuários.

Completam o ranking das Ouvidorias com mais demandas em 2017 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com 583 manifestações e tempo de resposta de 15,18 dias; a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com 554 demandas e 17,49 dias; e a Universidade de Brasília (UNB), com 528 manifestações e 5,9 dias.

Vale ressaltar que a UFTPR só passou a registrar manifestações pelo e-OUV a partir de março do ano passado, e a UNB aderiu ao sistema apenas em junho de 2017. As outras cinco instituições contabilizaram demandas pelo e-OUV durante todo o ano de 2017.

Infogram
Crescimento em elogios

Além de ter menor tempo de resposta em relação aos setores de outras instituições, a Ouvidoria Geral também registrou em 2017 um aumento de mais de 300% no número de elogios à UFC em comparação a 2016. Foram 25 manifestações desse tipo realizadas junto ao setor no ano passado. No ano anterior, foram registrados apenas 6 elogios. “Isso demonstra o reconhecimento da comunidade em relação a melhoria nos resultados da Instituição”, destaca a ouvidora da Universidade, Geovana Cartaxo.