#AVozdoCidadão: Setores da UFC atuam com celeridade e garantem resolução de problemas

Data de publicação: 13 de maio de 2019. Categoria: Sem categoria
PROGRAD e a Divisão de Patrimônio respondem a manifestantes de forma rápida e efetiva, transformando desafio em soluções

Ao prestarem excelentes atendimentos após reclamações registradas na Ouvidoria por e-mail, a PROGRAD e a Divisão de Patrimônio se destacaram pelo compromisso de minimizar a insatisfação do cidadão e melhorar os serviços prestados. Dando continuidade à série #AvozdoCidadão, apresentamos o caso do ex-aluno de graduação na UFCA, agora mestrando da UFC, Pedro Henrique Pinheiro Lima e da servidora Maria Marlene Sousa, bibliotecária da Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Utilizando a Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC) como um espaço de cidadania e uma ferramenta de gestão participativa, o discente Pedro Henrique Pinheiro Lima registrou manifestação por e-mail, no dia 11 de fevereiro, relatando sua impossibilidade de realizar matrícula no mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFC, para o qual havia sido aprovado. A dificuldade ocorreu devido à migração da Universidade Federal do Cariri do SIGAA (plataforma utilizada pela UFC) para sistema próprio, quando da emancipação da UFCA. Assim, a matrícula no curso de graduação do estudante continuou ativa no SIGAA.

Pedro e outros alunos que estavam na mesma situação precisavam de resolução rápida para não serem prejudicados, como relata o discente: “caso não cancelasse, nós ficaríamos impossibilitados de realizar a matrícula do mestrado e iniciar o curso.”

Diante da urgência, a divisão de Planejamento e Ensino da PROGRAD foi contatada via telefone e, após alguns procedimentos, as matrículas das graduações foram rapidamente canceladas, oportunizando aos discentes se matricularem no mestrado em tempo hábil.

Pedro afirma que ficou impressionado com a rapidez na resolução, pois estava receoso que o cancelamento pudesse demorar a acontecer e elogiou a atuação dos setores responsáveis.

O segundo caso foi o da servidora Maria Marlene Sousa, bibliotecária lotada na biblioteca de Pós-Graduação em Engenharia, no Campus do Pici. A funcionária enviou e-mail à Ouvidoria relatando que alguns móveis velhos haviam sido descartados em área aberta da universidade, causando, transtornos à comunidade acadêmica. “Os moveis estão inservíveis, mas a minha preocupação e de outras muitas pessoas, é que eles acarretam muito risco por estarem acumulando água da chuva. O encarregado de controle de focos de Aedes Aegypti já alertou quanto ao risco da água nesses móveis”, escreveu Maria.

Diante disto, foi encaminhado e-mail à Divisão de Patrimônio – PROPLAD, a qual agendou a data de retirada dos móveis com agilidade e, após poucos dias, o problema foi resolvido, como apontou a servidora: “Gostaria de informar, que a divisão de patrimônio recolheu o material e gostaria de agradecer a vocês o compromisso, a agilidade e presteza nas providências tomadas. Obrigada!”

A Coordenadora de Administração e Patrimônio, Adênia Maria Augusto Guimarães ressaltou o empenho da equipe da Divisão de Patrimônio na resolução do problema em tempo hábil e a preocupação com a melhoria dos serviços na UFC.

A bibliotecária Maria Marlene falou ainda, da importância desta mediação da Ouvidoria, pois muitas vezes os setores possuem dificuldades em saber com clareza para onde direcionar a demanda, considerando o tamanho e complexidade da Universidade.

*As manifestações registradas na Ouvidoria Geral são sigilosas. Estes casos só foram divulgados após autorização das partes envolvidas.