Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual da UFC tem primeira reunião e elege presidência coletiva e feminina

Data de publicação: 23 de janeiro de 2024. Categoria: Notícias, Sem categoria

A reunião foi conduzida pela Profª Marilene Feitosa, pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), representando a Reitoria. Ela explicou que o tema, “além de relevante, é muito reincidente atualmente na Universidade. Então, a comunidade anseia por alguma ação sobre isso por parte da Reitoria. Assim que a nova gestão assumiu, essa foi uma das pautas solicitadas”. A gestora destaca que durante a Semana do Servidor 2023, quando foram ministradas palestras sobre o assunto, notou-se a necessidade de ampliar o tema, por isso “decidiu-se instituir uma portaria que englobasse tudo, não só servidores, mas alunos, terceirizados e a comunidade toda, já que é um assunto de interesse geral”.

Imagem: A Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual da UFC reunida
Três grupos de trabalho atuarão em pesquisas para embasar as ações da Comissão (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A comissão é composta por representantes das pró-reitorias, das unidades acadêmicas e dos setores da Universidade que estão ligados à temática do assédio nos ambientes acadêmicos e administrativos, como a Ouvidoria e as comissões de Ética e de Direitos Humanos. O propósito é a elaboração de políticas que promovam a conscientização, a prevenção e a criação de mecanismos eficazes para lidar com casos de assédio moral e sexual, entre elas a construção de fluxos de acolhimento para os membros da comunidade acadêmica submetidos a situações de assédio no âmbito da Universidade; a formalização e o tratamento das denúncias de possíveis violações à política de enfrentamento e prevenção ao assédio moral e sexual; e a instauração de investigação preliminar que envolva casos de assédio sexual ou moral.

Para cumprir as atribuições estabelecidas pela gestão superior para a comissão, foram formados três grupos de trabalho que atuarão, inicialmente, em pesquisas sobre as práticas de setores internos e de instituições externas e de legislação que possam embasar as ações do comitê.

As servidoras Márcia Regina Arão, pró-reitora-adjunta de Assistência Estudantil, e Richelly Barbosa, assistente social da Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP, foram eleitas pelo grupo para a presidência da comissão. Para a escolha, houve consenso sobre a necessidade de uma liderança feminina que representasse as pró-reitorias que tratam das questões que envolvem o bem-estar de estudantes e de servidores da Universidade.

“Eu acredito que hoje a Universidade dá um pontapé inicial às suas atividades de enfrentamento ao assédio moral e sexual na instituição. É uma equipe que está muito disposta a colaborar e a produzir de fato um material que sejam princípios orientadores, diretrizes, fluxos para preparar a UFC para, de fato, enfrentar, corrigir, prevenir e também institucionalizar ações dessa natureza”, declarou Richelly Barbosa.

Para Márcia Regina Arão, a decisão por uma liderança coletiva “foi bastante acertada”. Segundo a gestora, “é importante que as duas pró-reitorias estejam nessa condução, porque nós somos o lugar da chegada dessas denúncias e também do acolhimento de servidores e estudantes. Então, eu acho que não teriam unidades melhores para compor essa presidência. A PRAE já esperava por uma ação como essa há algum tempo. Era urgente a gente se debruçar, enquanto universidade, sobre esse tema. Nós temos muito o que avançar nesse aspecto”, enfatizou.

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18511-comissao-de-enfrentamento-e-prevencao-ao-assedio-moral-e-sexual-da-ufc-tem-primeira-reuniao-e-elege-presidencia-coletiva-e-feminina